Windows 8 é cheio de falhas, diz ex-funcionário da Microsoft

O Windows 8 é cheio de falha, apontou um ex-funcionário da Microsoft, que lançou um site que revela todos os problemas que ele viu no sistema operacional.

O Fixing Windows 8, destaca os bugs, caprichos e falha de projeto que Mike Bibik – que era gerente de programação na empresa – diz ter percebido na experiência de usuário. “A Microsoft deixou claro que o Windows 8 funcionará maravilhosamente se você estiver usando o toque, mouse ou teclado. Infelizmente, isso não é verdade”.

A maioria das críticas de Bibik gira em torno da interface Metro. Segundo ele, o UI será um pesadelo de navegação para os usuários que não sejam experientes. “Windows 8 te larga na tela inicial. Sem tutorial, sem ícone de ajuda ou tela principal. Se isso não for arrumado até o lançamento, o Windows 8 fracassará”.

Ele pode ser tendencioso. No momento é um designer de experiência da Amazon, uma empresa que concorre diretamente com a Microsoft em várias frentes. O serviço de nuvem AWS compete com a plataforma Azure e os tablets Windows 8 enfrentarão diretamente o Kindle Fire.

Ainda assim, algumas observações irão sem dúvida impactar os usuários do Windows que estão acostumados com a interface do Explorer – que ainda é a opção para PCs e laptops e que usa mouse e teclado para navegação. “A tela inicial tem vários tiles coloridos para lançar seus apps. Não é a coleção completa de aplicativos, apenas o padrão que a empresa estabeleceu. Chegar às aplicações é difícil”.

Ele também afirma que os apps full-screen do Windows 8 – que só podem ser baixados da Windows Store – trarão problemas para os usuários comuns. “O usuário terá que descobrir que sua barra de rolar, usada por anos para cima e para baixo, agora funciona da esquerda para direta… Se não fizer isso, só é possível enxergar um pouco do full app, o que é bem confuso. Isso confunde os usuários que querem voltar à tela inicial”.

Apesar das críticas, Bibik insiste que o site foi feito para dar uma avaliação construtiva que ele espera que convença a Microsoft a fazer mudanças no SO. “Durante as próximas semanas, explorarei esses problemas mais profundamente e talvez até crie algumas soluções que a Microsoft possa usar. A intenção do site é positiva”.

Microsoft lançou o Windows 8 Consumer Preview no mês passado. A empresa não anunciou uma data de lançamento para a versão oficial, mas espera-se que ela ocorra antes do final do ano.

 

fonte:Windows 8 é cheio de falhas, diz ex-funcionário da Microsoft