Wi-Fi público: Você está consciente dos riscos?

Wi-Fi público

Uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab em parceria com a B2B Internacional, 18% dos entrevistados não estão conscientes que o uso de redes Wi-Fi públicas é arriscado, uma vez que os dados que trafegam nestas redes podem ser interceptados por cibercriminosos. O levantamento aponta que a mesma proporção de usuários, 18%, está consciente desta ameaça, mas não acredita que esse fator traga preocupação ao seu negócio.

O estudo também destaca que 56% dos entrevistados utilizam redes públicas e 6% colocam suas informações pessoais em sites enquanto estão conectados por esse tipo de rede. O levantamento mostra ainda que quase um terço (27%) dos usuários no Brasil não estão preocupados com a possibilidade de que suas contas online possam estar comprometidas ou estão alheios a este risco.

Ainda conforme o estudo, boa parte dos entrevistados consideram que as perdas financeiras resultantes de ataques cibernéticos são pouco prováveis – 35% dos entrevistados desconhecem ou não estão preocupados com a possibilidade de tais perdas. Uma infecção por malware também pode conduzir a gastos imprevistos, incluindo custos relacionados aos serviços de um especialista em TI, a reinstalação de software ou a indisponibilidade temporária de um dispositivo. Em geral, 21% dos entrevistados que tiveram malware em seus dispositivos tiveram perdas financeiras como resultado do incidente.

O estudo também constata um dado relevante: 17% dos usuários brasileiros de Internet não acreditam que ataques cibernéticos são reais e acham que a ameaça é um exagero das empresas de segurança online. As brechas de segurança são uma questão relevante nos negócios

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=38440&sid=128#.VG8fe_nF-uk