Vulcão pode ser oportunidade para a TI investir em comunicações alternativas

O Gartner indica que os CIOs devem aproveitar os problemas relacionados às cinzas da erupção vulcânica na Islândia para investir em funcionalidades que facilitem o trabalho remoto

Há algumas semanas, o tráfego aéreo mundial – em especial na Europa – enfrenta uma série de problemas por conta da erupção de um vulcão na Islândia. E se o cenário representa uma dor de cabeça para os profissionais que dependem de viagens internacionais, por outro lado, exige que a área de TI acione o plano de gestão de crise, para garantir que os profissionais consigam trabalhar de forma remota.

Um recente relatório da consultoria Gartner aponta que a situação pode ser uma oportunidade para os CIOs. “Aproveite a publicidade em torno desse acontecimento para aumentar a consciência interna sobre as vulnerabilidades da organização”, aponta o relatório, o qual indica que a TI invista em comunicações alternativas para driblar esse tipo de situação.

Segundo o Gartner, tecnologias como Skype, dispositivos móveis sofisticados e portais na internet podem facilitar esse trabalho remoto. Da mesma forma, os CIOs precisam avaliar se não vale a pena investir em um sistema de telepresença ou alugar ambientes com esse fim.

Além disso, a consultoria indica que a TI precisa ter um sistema de gestão dos processos de negócio com o intuito de evitar que a empresa pare ou tenha prejuízo caso um profissional em trânsito tenha problemas e não consiga executar as tarefas determinadas para ele.

Fonte: Vulcão pode ser oportunidade para a TI investir em comunicações alternativas