Você sabe se comportar no trabalho?

Alguns comportamentos inadequados podem prejudicar o profissional na hora da tão esperada promoção de cargo

Ser visto como desajeitado ou “sem noção” pelos colegas de trabalho, ou pior, pelo chefe, coloca em risco uma carreira de sucesso.

Alguns comportamentos inadequados podem prejudicar o profissional na hora da tão esperada promoção de cargo. Ser visto como desajeitado ou “sem noção” pelos colegas de trabalho, ou pior, pelo chefe, coloca em risco uma carreira de sucesso.

Donos e gerentes também precisam prestar atenção em seu comportamento, são eles que dão o exemplo para os demais funcionários, e que geralmente negociam diretamente com os clientes.

Todos os profissionais, independentemente da ocupação, precisam cuidar da imagem. A imagem, por sua vez, não está ligada apenas ao visual, mas também ao comportamento.

Segundo a consultora Bruna Gásgon, a etiqueta empresarial não pretende corrigir erros, mas dar toques a respeito de comportamentos desagradáveis, roupas inadequadas, mal uso de e-mail e celular, etc.

“Nós não podemos ter preconceito em relação à aparência do cliente. Porém, o cliente irá nos julgar (e também a nossa empresa) segundo a maneira que nos apresentamos. Quanto mais adequada a imagem do profissional, melhor ele será recebido em todos os lugares, e terá mais chances de sucesso”, esclarece Bruna.

Não faça feio

  • Não basta ter a aparência correta, é preciso ter educação, simpatia, boa comunicação e estar preparado para todas as situações com os clientes
  • É importante seguir as normas de conduta pedidas pela empresa, informe-se sobre elas
  • Seja sério quando o situação exigir. Pode brincar, mas só em momentos de descontração, e apenas com quem é íntimo
  • É proibido levar os problemas pessoais para o trabalho, para não contaminar o ambiente e os colegas de forma negativa
  • E-mails para clientes e colegas de trabalho de outras empresas devem ser escritos em português impecável, sem palavras abreviadas ou gírias. Brincadeiras de mau gosto são proibidas, além da perda de tempo, elas podem parar em endereços errados e causar constrangimento
  • Revise os e-mails antes de enviá-los. Nada de entupir o e-mail alheio com correntes e mensagens de felicidade e alegria
  • No visual, os homens geralmente erram ao usar as famigeradas meias brancas, paletós que não têm nada a ver com a calça, gravatas espalhafatosas, barba por fazer e celular pendurado no cinto
  • As mulheres erram ao usar saias curtas demais, decotes, transparências, cabelos desarrumados, muitos acessórios e os inacreditáveis soutiens com alças de plástico transparente com blusas de alcinha

fonte: Você sabe se comportar no trabalho?