VMware adiciona suporte ao banco de dados da Oracle no novo vFabric

Com a consolidação dos banco de dados no vSphere, clientes poderão observar a redução de custos entre 50% e 75% devido à menor necessidade de licenças de software e menor armazenamento, afirmou Ibarra

A VMware anunciou o lançamento do vFabric Data Director 2.0, que agora adiciona suporte para banco de dados da Oracle e funcionalidades para automação que pavimenta o caminho para o banco de dados como serviço.

Administradores de banco de dados gastam cerca de 50% de seu tempo criando novos bancos e movimentando os dados entre eles, o que explica o porquê clientes da VMware clamaram por uma forma de virtualizar seus vastos banco de dados Oracle, disse Fausto Ibarra, diretor sênior de produtos de gerenciamento de dados e análises da VMware.

O vFabric Data Director 2.0 inclui ferramentas e funcionalidades que transformam o arquivamento em algo mais simples, afirmou Ibarra. “As empresas estão procurando pela oferta de banco de dados como serviço, e elas poderão usar o vFabric para definir qual banco eles querem para ofertar para usuários internos, desenvolvedores; e definirão as políticas”, complementou.

A nova versão da solução trabalha em conjunto com os bancos de dados Oracle 10gR2 e Oracle 11gR2, e também com o vFabric Postgres 9.1, um banco de dados relacional baseado em PostgreSQL que foi construído para rodar aplicações na nuvem.

O vFabric Data Director 2.0 automatiza o processo de migração do banco de dados físico para o ambiente virtual, manipulando o provisionamento, backup e alta disponibilidade através de clonagem. Com a consolidação dos banco de dados no vSphere, os clientes poderão observar a redução de custos entre 50% e 75% devido à menor necessidade de licenças de software e menor armazenamento, afirmou Ibarra.

A VMware incluiu um API para integração do vFabric Data Director 2.0 com o vCloud Director, vFabric Application Director, Cloud Foundry (PaaS), assim como o Data Domain da EMC e o Chorus da Greenplum.

O Data Director conta com uma interface completa que permite ao pessoal de TI e desenvolvedores provisionar e gerenciar banco de dados, contou Ibarra, e o novo lançamento expõe as funcionalidades UI no API.

O vFabric Data Director 2.0 já está disponível. Cada licença, que custa US$ 750, pode gerenciar um banco de dados rodando em uma máquina virtual e dois computadores virtualizados.

fonte:VMware adiciona suporte ao banco de dados da Oracle no novo vFabric