Tunning em Banco de Dados acelera Matone

O Matone teve um ganho de 37% no tempo da rotina de fechamento mensal, através do projeto de tuning do banco de dados SQLServer .

Especializada no desenvolvimento de sistemas e otimização de bancos de dados, a empresa identificou rotinas que consumiam mais tempo no fechamento mensal, a sugestão de melhorias na escrita dos códigos, a limpeza de dados nas tabelas, backups e testes, entre outras.

“Em alguns casos, quando o fechamento ocorria durante a semana, acabávamos entrando expediente adentro realizando o fechamento, chegando no limite do período para abertura do dia”, comenta Elton Peiter, gerente de Infraestrutura do Matone, que tem sede em Porto Alegre e está presente em 20 estados e no Distrito Federal.

Os principais resultados alcançados no projeto foram a redução do tempo de processamento na Rotina Mensal de Fechamento, de 12h para 7h30, o ganho de 60 GB de espaço em disco, a redução do tempo de extração de relatórios de acompanhamento, de 3h20; otimização do tempo de backup full, de 0h50 para 0h30.

Neste processo a etapa que obteve o maior ganho, em comparação com o mês anterior, foi a de “efetivação” que passou de 4h30 para 1h40 com uma redução de 61% no tempo de processo.

“Isto, para nós, é uma melhoria muito grande, pois estávamos em um ponto crítico do sistema de processamento e ganhamos uma folga importante”, continua Peiter.

fonte: Baguete

Mais informações