Steelhead 7050 para computação em nuvem

A Riverbed anuncia o lançamento do Steelhead 7050, o appliance de aceleração de redes de longa distância (WAN). A solução se destaca por sua flexibilidade e tolerância a falhas, características úteis para grandes data centers e ambientes de computação em nuvem.

Segundo Apurva Davé, vice-presidente de marketing de produtos da Riverbed, à medida que os clientes aumentam a capacidade de seus data centers e criam ambientes de computação em nuvem, cresce a necessidade de de um bom desempenho da rede, seja para a computação na filial, até grandes processos de recuperação de desastres. “Estamos empenhados em eliminar barreiras de desempenho dentro da infraestrutura de rede das empresas mantendo-as seguras, baratas e simples”, aponta o vice-presidente.

O equipamento atende às necessidades de desempenho, confiabilidade e flexibilidade das grandes empresas, permitindo gerenciar de maneira mais rentável a replicação entre data centers, além de acelerar o acesso a aplicativos para usuários distribuídos entre vários locais. Com o Steelhead 7050, ficará mais fácil construir uma grande infraestrutura de computação em nuvem. O lançamento combina capacidade de operação com grande largura de banda, escalabilidade de sessão TCP, comunicação com unidades SSD (Solid State Drives) e 10 Gigabit Ethernet (10 GbE).

O Steelhead 7050 é o primeiro equipamento de otimização de WAN com armazenamento de dados 100% residente nos SSDs (Solid State Drives), o que minimiza a latência e o tempo de acesso ao disco. Dessa maneira, é possível obter a velocidade necessária para lidar com cargas de trabalho extremas. O Steelhead 7050 otimiza até 100.000 conexões de TCP ao mesmo tempo, com capacidade para até um gigabit por segundo de trhoughput no lado WAN. O equipamento pode utilizar quatro cartões de interface de rede de 10 Gigabit Ethernet (10GbE).

O equipamento Steelhead 7050 oferece os seguintes benefícios:

— Primeiro Equipamento de Otimização da WAN com Solid State Drives: maior velocidade e desempenho

O Steelhead 7050 vem equipado com até 28 SSDs, o que permite uma maior taxa de transferência de dados e, por consequência, um melhor desempenho nas operações de leitura, escrita e busca de dados. Uma taxa de transferência mais rápida encurta o tempo necessário para levar os dados através da WAN até os locais de Recuperação de Desastres, permitindo que as empresas protejam seus dados mais frequentemente. Ela também proporciona maior escala para acelerar a computação nas filiais. E, assim como outros equipamentos Steelhead, o Steelhead 7050 pode reduzir o tamanho dos dados, liberando mais banda para aplicativos críticos de negócio, muitas vezes reduzindo o tráfego de rede entre 60 e 95%.

— Otimização contínua para requisitos cada vez mais rigorosos de continuidade de negócios e de tolerância a falhas

Para ajudar as empresas a garantir continuidade dos negócios, os SSD dos Steelhead 7050 são desenhados para ter alta tolerância a falhas no datastore. Esta é uma característica única, semelhante ao RAID para discos, no qual caso um dos SSD venha a falhar, o equipamento Steelhead mantém um throughput alto, além de continuar a otimização dos dados utilizados nos discos restantes. Em caso de necessidade, gerentes de TI podem substituir o SSD defeituoso e instalar outro rapidamente, acionando seu funcionamento novamente para minimizar a redução da degradação de dados.

— Maior Capacidade de WAN para a máxima escalabilidade: mais conexões, suporte a 10GbE e Opções de Clustering

O Steelhead 7050 fornece a maior capacidade de WAN do mercado. Pode suportar até quatro cartões de 10 GbE SR e está equipado para lidar com até 100.000 conexões, fornecendo a solução mais escalável da indústria. A Riverbed aumentou a escalabilidade de otimização WAN com o Interceptor® 9350 em Outubro de 2009, que permite o clustering de equipamentos Steelhead individuais para atender data centers muito grandes – com até 12 Gbps de taxa de transferência agregada e um total de 1.000.000 de conexões simultâneas.

O Steelhead 7050L otimiza até 75.000 conexões simultâneas TCP, e está equipado com 14 SSD. O Steelhead 7050M otimiza até 100.000 conexões simultâneas TCP, e está equipado com 28 SSD. Os Steelhead 7050 model appliances chegam ao mercado no primeiro trimestre de 2010.

Fonte: Steelhead 7050 para computação em nuvem