Solução Riverbed – Escelsa Aumenta 4x a Velocidade de Aplicativos em WAN

Distribuidora de Energia Elétrica Aumenta em 4x a Velocidade de Aplicativos em Rede WAN com Solução da Riverbed

Empresa melhorou produção de filiais e satisfação de usuários da rede WAN e reduziu em 55% uso de largura de banda.

A Riverbed Technology (Nasdaq: RVBD), fornecedora de plataformas para aceleração de rede e melhoria do desempenho da infraestrutura de TI, anuncia que as empresas do grupo EDP, distribuidoras de energia elétrica no Brasil, implementaram a tecnologia de otimização de redes como parte de seu projeto de consolidação de TI. Como resultado, o grupo eliminou a redundância de tráfego na rede WAN, reduziu sensivelmente a largura de banda utilizada e quadriplicou a velocidade de resposta de aplicativos. A empresa tem, agora, uma comunicação mais ágil e estável entre os escritórios de Vitória (Espírito Santo), São Paulo e  Mogi das Cruzes.

Com cerca de 7,6 milhões de clientes dos serviços de eletricidade em São Paulo e Espírito Santo, as operações da Escelsa exigem um alto volume de troca de dados diariamente. As informações precisam estar disponíveis de maneira rápida e confiável em cada uma das unidades da empresa, que buscava maior consolidação de sua infraestrutura de TI.

Para conseguir atingir tais objetivos, a empresa tinha três desafios, de acordo com Renato Araújo, analista de infraestrutura de TI da Escelsa. “O primeiro foi interligar dados de forma eficiente em três sites da empresa, em Mogi das Cruzes (SP), São Paulo (capital) e Vitória (ES). O segundo foi reduzir o congestionamento de dados nos links de WAN em uso, que pareciam ter alcançado seu limite máximo. E por último, precisávamos de um projeto que permitisse redução de custos”, diz.

Após uma prova de conceito, o cliente decidiu pela implementação da nova tecnologia.“um dos maiores ganhos para o cliente foi aumentar em quatro vezes o desempenho dos links da rede WAN”.

O próximo passo foi só cumprir as etapas de planejamento, instalação e customização do projeto.

Para Araújo, os benefícios conquistados com a plataforma Riverbed são claramente visíveis. “Ainda estamos fazendo outras mudanças em nossa estrutura de TI, mas quanto à solução Riverbed, a melhora da performance da rede é nitidamente perceptível por todos os usuários, principalmente por aqueles que precisam buscar informações em arquivos na rede corporativa”.

“No início, quando os appliances Riverbed já tinham sido instalados na unidade de Vitória, os usuários conseguiam trabalhar com uma velocidade quatro vezes mais rápida que o site de Mogi das Cruzes, que ainda não utilizava a tecnologia. O interessante é que a percepção dos usuários é imediata. Os funcionários de Vitória, quando iam a Mogi das Cruzes, percebiam a diferença no acesso aos dados e não gostavam da experiência”, relata Araújo.

“Com a eliminação de dados redundantes da rede a aceleração do tráfego de dados entre os escritórios, nossos funcionários podem realizar tarefas simples que antes eram um verdadeiro pesadelo, como listar pastas de um servidor a distância. Agora, esses diretórios aparecem como se eles estivessem na máquina”, diz Araujo.

Sobre a EDP

A EDP é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

fonte: Solução Riverbed – Escelsa Aumenta 4x a Velocidade de Aplicativos em WAN