RNP prepara serviço de interligação de redes VoIP

Proposta da Rede Nacional de Pesquisas foi detalhada durante o V Workshop VoIP.

O serviço VoIP Peering, apresentado por Alex Robertson Galhano, está em fase de projeto, e poderá interligar as diversas redes de telefonia VoIP. A previsão é que ele seja implementado no primeiro semestre de 2011. “As principais motivações para o desenvolvimento deste projeto são a redução de custos, o estabelecimento de acordos multilaterais que atendam as instituições do governo e estimular o interesse futuro na adesão de operadoras VoIP”, explicou Alex.A previsão é de que até o final do ano o plano de implementação esteja finalizado. Para tanto, os próximos passos são: definir as funcionalidades obrigatórias, o plano de negócio e o modelo de gestão. Desenvolvido por uma parceria entre a RNP e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o projeto também conta com a participação da AMTel, do LabVoIP e da ConsulTIC. 

O V Workshop VoIP foi realizado em 26/5, durante o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), o V Workshop VoIP, encontro que reuniu cerca de 80 integrantes da comunidade envolvida no serviço [email protected], o serviço de Voz sobre IP (VoIP) da RNP que interconecta as instituições clientes da rede VoIP da organização.
 
O encontro pôde ser acompanhado também pelo serviço de Conferência Web da RNP, que permitiu a participação remota de mais 25 pessoas. O objetivo do Workshop VoIP foi apresentar a evolução do [email protected] ao longo do último ano e também os futuros desenvolvimentos. A plateia teve a oportunidade de conhecer melhor o projeto para geração de estatísticas e de monitoramento do serviço, além do novo serviço de VoIP peering, em planejamento, previsto para ser implementado no primeiro semestre de 2011.
 
Realizaram apresentações no workshop: Antônio Carlos Fernandes Nunes, diretor adjunto de Gestão de Serviços da RNP; Jean Carlo Faustino, gerente de Serviços da RNP; Marcello de Jesus Fernandes, gerente de Sistemas Corporativos da RNP; Felipe Tocchetto, gerente de Tecnologia da Informação da RNP; Alex Galhano Robertson, especialista em TIC da RNP; e Paulo Henrique de Aguiar Rodrigues, coordenador do LabVoIP da UFRJ, laboratório parceiro da RNP.
 
O ciclo de palestras foi iniciado por Antônio Carlos, que apresentou os principais objetivos da Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços da RNP e o recém-lançado catálogo de serviços, que apresenta e descreve os serviços disponibilizados pela organização às suas instituições clientes.
 
Em seguida, Jean Carlo apresentou os resultados alcançados pelo [email protected] em 2009, ressaltando a conclusão do processo de migração das mais de 100 instituições que utilizam o serviço do H.323 para o SIP (Session Initiation Protocol), um protocolo mais estável e simples de administrar. “Tivemos a adesão de 49 novas instituições, assim como o avanço nos projetos de geração de estatísticas e de monitoramento do [email protected]”, disse Jean.
 
Estatísticas Nacionais [email protected]
O projeto Estatísticas Nacionais [email protected], exposto pelo gerente de Sistemas Corporativos, está em fase de homologação e em breve permitirá coleta de dados sobre o serviço e a geração de estatísticas que possam subsidiar novos projetos e ações.
Marcello também explicou que com o novo projeto, logo que um novo usuário é homologado, ele está integrado ao sistema e receberá o CDR (Call Detail Record), que registra os dados das ligações e possibilita a geração de estatísticas.
 
“Quando o projeto estiver consolidado, um agente buscará a informação diretamente do banco de dados do CDR. As estatísticas poderão ser geradas nos níveis nacional, regional, estadual e local. Também serão gerados dados anuais, mensais e diários, que podem ser exportados para outros programas”, explicou Marcello.
 
Algumas estatísticas que estarão disponíveis são: total de chamadas, duração média de chamadas, tipos de chamada (VoIP para VoIP, VoIP para telefone comum, total de chamadas completadas, entre muitas outras). Para encerrar, Marcello fez uma apresentação da interface gráfica do projeto.
 
O professor Paulo Henrique de Aguiar Rodrigues apresentou as novas extensões previstas para o [email protected], trabalhadas pelo LabVoIP. Entre elas estão a incorporação da medição da qualidade das ligações, a integração do serviço com a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e com videoconferência.
 
 
Monitoramento de Serviços Nacionais
Felipe Tocchetto então falou sobre o andamento do projeto Monitoramento de Serviços Nacionais, que visa monitorar a estrutura dos serviços da RNP, como a rede do [email protected], e disponibilizar dados para os usuários. Além disso, o projeto possibilitará uma administração proativa. Ele apresentou a nova ferramenta, a Zabbix, que já está instalada. O próximo passo é iniciar o monitoramento de instituições que utilizam a telefonia de voz sobre IP.

 

Fonte: RNP prepara serviço de interligação de redes VoIP