Retenção de talentos: equipes de TI buscam segurança profissional

Um levantamento realizado pela Dice.com aponta que, além de uma estabilidade no emprego, os colaboradores valorizam os investimentos que a empresa realiza em treinamento e capacitação

Um estudo conduzido pela consultoria em TI Gartner, no início deste ano, apontou que a gestão de equipes representa um dos principais desafios para os CIOs na atualidade. Isso se deve ao fato de que não é fácil estimular e reter talentos em períodos nos quais falta dinheiro para investir em projetos desafiadores e não sobram recursos para dar bônus e incentivos aos profissionais.

Por outro lado, um levantamento realizado pela empresa norte-americana de recrutamento de profissionais na área TI Dice.com dá uma clara solução a esse problema. Quando questionados sobre o que as empresas poderiam oferecer para motivá-los e retê-los, 431 dos respondentes – o equivalente a 35% de todos os entrevistados – afirmaram que esperam que a companhia ofereça um ambiente que garanta a estabilidade dos colaboradores.

Além da segurança no emprego, em segundo lugar (com 32% das respostas), a questão mais citada pelos entrevistados foi a importância das empresas investirem em treinamento e certificação dos profissionais. Além disso, 31% dos consultados citaram que gostariam de ter jornadas de trabalho flexíveis.

Para o CMO (Chief Marketing Officer, o equivalente a líder de marketing) da Dice.com, Tom Silver, os resultados da pesquisa não foram surpreendentes. “Todo mundo adora um ‘tapinha’ nas costas, mas em comparação a outras opções, especialmente em períodos de crise, as pessoas estão mais interessadas em recompensas mais tangíveis”, avalia Silver.

Para ele, quando as pessoas citaram que precisam de garantias de estabilidade profissional, isso quer dizer que elas não querem ficar preocupadas se conseguirão pagar as contas no final do mês. Enquanto que no caso do treinamento, isso soa como um reconhecimento pela importância do trabalho do funcionário.

A capacitação, por sinal, deveria ser a solução mais utilizada para o CIO motivar sua equipe, na visão do CMO. “Investir na equipe atual é, de longe, o caminho mais eficiente para reter talentos”, analisa Silver.

fonte: Retenção de talentos: equipes de TI buscam segurança profissional