RadioOn, A solução que aumenta as vendas

A TNG loja de roupas que tem mais de 180 lojas em todo brasil, reduziu seu custo e centralizou a gestão de som ambiente com solução de rádio online em suas lojas.

A solução de música ambiente em lojas é conhecida como marketing sensorial, é uma ferramenta muito usada pelos grandes varejistas e que bem usada pode não apenas manter as vendas como aumenta-las, como já foi comprovado em alguns estudos internacionais. A falta da música ou até mesmo a música errada trouxe resultados negativos como:

  • 38% não voltam mais
  • 36% deles compram menos
  • 26% dos clientes vão embora rápido

Menos clientes satisfeitos é a mesma coisa que diminuir as vendas, isso prejudica seu sucesso!

Além disso, essa moeda tem dois lados, de um lado você erra na música e tem uma queda nos resultados, do outro lado, acertando na música para loja, os ganhos podem ser expressivos, veja:

  • 48% ficam mais tempo porque gostam da música
  • 37% voltam a visitar a loja
  • 15% compram mais

A TNG estava com o desafio de reduzir as atividades operacionais de marketing e melhorar a gestão das playlists. Visto que muitas vezes a lista de músicas que tocava em uma loja não era sincronizada com as demais, o problema ficava mais preocupante quando o assunto era o spot, que muitas vezes era uma promoção que deveria ser igual para todas as lojas da rede.

“A equipe de marketing da TNG juntamente com o DJ Rafael Moana da ALRA Studio, trouxeram os desafios para a Tripletech. Após reunião com TNG e o DJ Rafael chegamos a uma solução completa que atende as necessidades de marketing e sem aumento de custos ou operacional para o departamento de TI, uma rádio online com características exclusivas para a TNG”, comenta Leomar Ferreira, Diretor de Desenvolvimento da Tripletech.

A necessidade do departamento de marketing era uma solução centralizada de playlist e spot, com redução das atividades operacionais de marketing.

A solução além de atender as necessidades de marketing, garante que não será necessário se preocupar com links ou equipamentos, visto que a solução consegue ser otimizada para a infraestrutura existente nas lojas e em reprodução continua em caso de queda do acesso internet.

A solução proposta e desenvolvida pela Tripletech foi uma rádio online que trabalha de forma client-server e pode ser hospedada na nuvem ou on-primise. No caso da TNG optamos por mantê-la on-primise visto que já existia uma infraestrutura de TI completa, não precisando de implantações ou custos adicionais.

O servidor fica na matriz e o app é instalado nas lojas da rede, as playlists e spots são carregados e configurados no servidor, onde a equipe de marketing gerenciará de forma centralizada o envio das listas para as lojas, com opções de envio e reprodução agendada. O sistema envia a lista através da internet, link lan-to-Lan ou MPLS.

Conforme a necessidade de cada loja, o marketing agenda o melhor horário para o envio, além disso a radio online gerencia o envio dos arquivos, utilizando o link de forma inteligente sem alterar a rotina da loja, com isso garantimos que mesmo em horário de pico, o envio da playlist não causara lentidão na operação de venda.

“Essa característica de gerenciamento de banda do link foi pensada para garantir que mesmo nas lojas com acesso à internet precário, a solução atenda as exigências de marketing, garantindo qualidade e satisfação para os clientes”, comenta Leomar Ferreira.

Como a playlist/spot fica na loja, caso ocorra algum problema externo, a solução continuará funcionando mantendo a sonorização do ambiente integro.

Com a rádio online, é possível realizar a gestão de múltiplas playlists e spots. A segmentação de lojas dá ao marketing a liberdade de controlar playlists e spots conforme sua necessidade.

Com essa solução de segmentação o marketing pode ter listas por região do país, spots específicos para um feriado estatual ou uma promoção para uma região da cidade, assim garantindo que um spot ou playlist seja direcionado a um público específico.

Assim o marketing tem a possibilidade de cruzar relatórios de vendas com a segmentação realizada possibilitando a medição constante da eficiência das playlists.

Conforme a necessidade, a playlist ou spot podem ser reproduzidos de forma manual por um usuário com permissão, ou em um horário pré-definido no servidor pela equipe de marketing no momento do envio da lista.

Os spots podem ser configurados para serem reproduzidos durante a programação musical de 4 formas:

  • Cada x minutos;
  • x inserções dentro do tempo total da playlist
  • Aleatório x inserções
  • Manual, o gerente da loja aciona o spot diretamente no app da rádio online!

Além das características mencionadas, existe uma camada de segurança na solução de radio online desenvolvida pela Tripletech, que garante que playlist e spot estão seguros, não podendo ser copiados ou modificados, devido a criptografia que é realizada no carregamento da lista no servidor e depois no envio autenticado para o app da loja.

Essa camada de segurança traz tranquilidade para TNG que tem a certeza que suas musicas e spots não serão utilizados por pessoas não autorizadas e para o DJ que não terá seu trabalho copiado indevidamente.

A rádio online traz diversos benefícios:

Para o marketing

  • A gestão centralizada
  • O agendamento e segmentação das listas e spots
  • Reduz significativamente horas de trabalho com envio de listas manualmente
  • Indicadores de eficiência da playlist nas vendas

Para TI

  • Reduz o custo de infraestrutura e suporte
  • Garante o envio dos arquivos sem interferir no consumo de link
  • Garante a sonorização da loja mesmo com indisponibilidade de comunicação com o servidor

Para o cliente

  • A sonorização do ambiente com qualidade e de forma contínua
  • Garante maior satisfação durante suas compras

Para a TNG

  • Clientes satisfeitos que retornam mais vezes às lojas
  • Aumento das vendas

A Tripletech pensando na fidelidade TNG-Cliente, tem trabalhado em uma nova versão da radio online, onde os clientes que tem paixão pelas musicas tocadas nas lojas poderão tê-las em sua mão, através do app, os clientes da TNG poderão escutar a qualquer momento o álbum que toca em sua loja preferencial, além de poder receber notificação do que está rolando e aviso de promoções.

Essa nova solução terá relatórios para saber quais playlists estão sendo mais ouvidas pelo público, permitindo ao marketing identificar novas playlists adequadas para seu público, conforme região ou gosto musical. Com o posicionamento GPS aliado a inserção de spots durante as músicas, é possível medir a eficiência dos spots, mensurando inclusive a quantidade de usuários que se deslocaram até uma loja TNG.

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