Políticas para senhas fortes têm baixo custo e impacto positivo – Opinião – CIO

Já que a maioria dos incidentes relacionados a dados sigilosos acontece no ambiente interno das organizações, CIOs ganharão credibilidade ao desenvolver regras para a manipulação de códigos de acesso

A segurança das informações nunca foi tão importante quanto é atualmente. Assim, o desenvolvimento de políticas para a criação de senhas fortes (e que, ao mesmo tempo, sejam de fácil memorização) pode representar um grande passo do gestor de TI, o qual implementará um projeto de baixo custo e alta eficiência – visto que a maioria dos incidentes relacionados com dados sigilosos acontece no ambiente interno das organizações.

No início de minha carreira, antes de me tornar um CIO, eu costumava trabalhar na área de suporte de tecnologia. Por isso, em algumas ocasiões precisava acessar os dados dos usuários para poder realizar alguma atualização nos sistemas ou reparar algum erro cometido.

Nessas situações eu me sentia extremamente encabulado de perguntar as senhas dos funcionários e, geralmente, enquanto eu trabalhava eles aproveitavam para tomar café ou espairecer um pouco do trabalho e, dessa forma, não ficavam o tempo todo ao meu lado para digitar os caracteres secretos toda vez que fosse necessário.

Diante dessa necessidade de acessar os arquivos dos usuários eu passei a testar várias opções de senhas em seus computadores para que pudesse realizar o trabalho sem ter que chamá-los. Na maioria das vezes eu acertava a combinação, que não variava muito do nome dos filhos dos funcionários, número do telefone e data de aniversário. Bastava observar a mesa do colaborador para saber quais seriam seus códigos de acesso.

De olho nesse cenário e em tantos outros que os CIOs devem ter conhecimento, é até desnecessário dizer que os profissionais de TI precisam, urgentemente, desenvolver políticas para a criação de senhas seguras. Para tanto, seguem as dicas mais básicas. As demais devem ser pensadas pelos próprios gestores e baseadas nas experiências nas empresas.

• Crie combinações com, no mínimo, oito caracteres;

• Alterne letras maiúsculas e minúsculas;

• Utilize caracteres especiais.

Mais Informações

fonte: Políticas para senhas fortes têm baixo custo e impacto positivo