Phishing começa a entrar em decadência

Um relatório produzido pela Kaspersky mostrou que o números de e-mails com phishing caiu durante o primeiro semestre de 2009.

Na primeira metade de 2009, a média total de tráfego de e-mail com phishing foi de 0,6% de todas as mensagens enviadas na rede. A diferença entre o primeiro e o segundo trimestre foi significativa, já que o número variou de 0,78% para 0,49% respectivamente.

Um dos motivos da queda, de acordo com o estudo, foi a chegada de sistemas específicos para combater a ameaça, além dos upgrades em firewalls e antivírus existentes. A tática passou a não ser mais atrativa para os criminosos, que perceberam uma redução no lucro.

A Kaspersky afirmou também que o alvo mais popular são os sites PayPal e ebay, respectivamente, seguidos de bancos e instituições financeiras. 60% do phishing enviado imita mensagens e páginas referentes aos dois sites.

A técnica consiste basicamente em “pescar” os usuários com mensagens variadas. Em alguns casos, o internauta é levado a clicar em uma proposta interessante, como um site de vídeos por exemplo. Algumas mensagens aparecem como ameaças e cobranças. Pessoas desavisadas podem clicar nos links e acabar com malware ou cavalos de tróia em suas máquinas.

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