Para Riverbed, 2010 será o ano do cloud computing

A Riverbed Technology anunciou que as soluções para acelerar aplicações em ambientes de cloud computing serão o foco dos negócios neste ano que se inicia.

A otimização de WAN da Riverbed (Riverbed WAN optimization), que já permite a empresas vencer limitações de desempenho para consolidar a infraestrutura de TI em nuvens de dados privadas, será adaptada para soluções de nuvens públicas.

“Como os clientes adotam cada vez mais ambientes de computação nas nuvens, tanto privadas quanto públicas, vamos elevar o nível de exigência do mercado e traer soluções inovadoras, capazes de satisfazer essas demandas”, disse Eric Wolford, vice-presidente sênior de desenvolvimento e marketing de negócio na Riverbed.

A Riverbed mira, agora, nos ambientes de computação em nuvens públicas e, para isso, lançará o Steelhead virtual para a nuvem (virtual Steelhead for the cloud), que aumentará os benefícios da otimização WAN da Riverbed, acelerando o desempenho de aplicativos e transferência de dados em infraestruturas em nuvem (cloud infrastructures) privada, pública ou híbrida.

De forma semelhante como tem atacado os principais problemas de protocolo para aplicativos em redes de longa distância, a Riverbed focará sua tecnologia para os desafios fundamentais dos protocolos de armazenamento em bloco.

De acordo com a empresa, isso trará melhorias significativas no desempenho das redes de longa distância (WAN – Wide Area Network).  Executar protocolos de bloco nesse tipo de redes, algo considerado até então impossível, será perfeitamente realizável com essa tecnologia. A inovação possibilitará separar armazenamento e computação: um pode estar na China e outro no Brasil: o objetivo da Riverbed é transformar redes WAN em SAN (Storage Area Network).

“Nosso sucesso é prova de nossa capacidade de alinhar inovação tecnológica com as necessidades do cliente. Essa exigência tem crescido com a popularização de ambientes em diferentes configurações de nuvem – privada, híbrida e pública”, disse o vice-presidente. “Nossa solução é essencial para uma infraestrutura de TI lucrativa e eficiente, pois capacitamos as empresas a consolidar, virtualizar e acelerar dados e aplicativos com êxito em qualquer lugar do mundo – mesmo a milhares de quilômetros – sem problemas com desempenho”, completou.

fonte: Para Riverbed, 2010 será o ano do cloud computing