Outsourcing de TI

A TI, atualmente, adquiriu o posto de uma das principais áreas das empresas. Isso porque ela é responsável por integrar a comunicação de diversas áreas, gerenciar a infraestrutura de equipamentos, redes e sistemas, além de garantir a segurança digital, e com isso reduzir custos dentro da empresa.

Mas nem sempre foi assim. Antigamente, a TI possuía apenas um papel de suporte administrativo, gerenciando o funcionamento dos equipamentos básicos. Com o crescimento da importância da Internet, tanto para vendas quanto para a comunicação da empresa com o cliente, a necessidade de uma equipe de TI capacitada e especializada na área também cresceu. No entanto, para muitos profissionais de gerência, a TI ainda era vista – e talvez seja vista até hoje – como uma despesa extra.

Confira no post de hoje 4 motivos para contratar uma revenda de TI especializada para a sua empresa: 1- Implantar uma Rede eficiente e segura Uma rede corporativa precisa de estabilidade para que todos os processos de todos os departamentos possam rodar com a qualidade e eficiência necessárias. E geralmente, quanto maior a empresa, maior a complexidade da rede corporativa. Isso porque não só o tamanho da rede aumenta, mas também as exigências de segurança de dados compartilhados na rede – seja na rede interna ou na rede VPN, utilizada pela empresa para conectar colaboradores remotos.

A revenda de TI consegue facilitar a implantação dessa rede corporativa em dois caminhos: o primeiro é fornecer os equipamentos necessários para a construção dessa infraestrutura de rede da companhia – roteadores, servidores, switches, soluções de Data Center e de Nuvem que irão se integrar com a rede – de acordo com o tamanho dessa empresa e de uma série de variáveis como logística, atendimento, número de clientes atendidos, número de processos por departamento, entre outros dados.

O segundo é que a revenda pode auxiliar na criação de um projeto de implantação de rede, facilitando o seu trabalho.

outsourcing de ti

outsourcing de ti

2- Melhorar a comunicação interna da empresa A comunicação interna é bastante importante para empresas de qualquer tamanho. Uma equipe com foco e com funcionários bem informados, atentos aos pequenos detalhes de cada projeto devido à uma comunicação conectada e simplificada, gera resultados positivos e novas oportunidades de negócio. Para isso, existem as soluções de comunicações unificadas que são divididas em algumas áreas: – Controle de chamadas – Gateways de comunicação – Aplicativos de Comunicações Unificadas – Extensões de telefonia – Licenciamento Aqui você pode encontrar produtos detalhados dentro de cada uma dessas áreas. Uma revenda de TI pode facilmente te ajudar a comprar e implementar uma infraestrutura de comunicações unificadas para atualizar a comunicação interna da sua empresa, otimizando as atividades e trazendo maior produtividade, que inclusive é um dos outros motivos apresentados a seguir.

3- Aumentar a produtividade da força de trabalho Como aumentar a produtividade sem gastar demais ou contratando novos colaboradores? Investir em soluções de colaboração é um dos passos mais indicados em casos como este. A produtividade, como sabemos, é imprescindível para os negócios. E o acesso à rede é um fator importantíssimo na produtividade, também como citamos acima. A revenda de TI de hoje possui uma gama de soluções móveis, virtuais e em Nuvem simplificadas que disponibilizam acesso à rede, desktops virtuais, colaboração e comunicação em qualquer lugar, a qualquer momento, de qualquer dispositivo. Isso ajuda a manter a sua rede altamente segura e facilita o gerenciamento dela, o que significa que você não terá problemas na hora de gerenciar novos dispositivos que se conectam à sua rede corporativa. Esse é outro ponto importante a ser observado: os funcionários de hoje trabalham altamente conectados à dispositivos móveis, o que requer uma rede preparada para atender essa demanda dos funcionários sem afetar os processos internos. Um líder precisa pensar assim, pois a BYOD já deixou de ser tendência há algum tempo e passou a ser um ponto comum do mercado. Empresas que não se atualizam com relação a esse tema muito provavelmente vão ficar atrás na disputa por novas oportunidades de negócio neste mercado altamente competitivo da atualidade.

4- Redução de Custos A redução de custos é o desejo de qualquer líder corporativo. Mas é fácil fazer com que esse assunto se torne um pesadelo. Seus negócios podem enfrentar dificuldades se a sua infraestrutura não acompanhar o crescimento da sua companhia. Redes, Data Center ou aplicativos desatualizados podem reduzir a eficiência e aumentar os riscos de segurança. Ter um parceiro de TI com certeza elimina o risco da sua empresa de trabalhar com equipamentos desatualizados ou ultrapassados, que muitas vezes exigem um maior consumo de energia, maior número de manutenções, entre outros fatores que podem aumentar os custos, ao invés de reduzí-los. Tornar a infraestrutura de tecnologia da sua empresa mais eficiente e econômica como um todo, sem sobrecarregar sua equipe de TI é outro dos motivos pelo qual uma revenda de TI pode ser uma boa opção de contratação.

Fontes: Comstor Blog e http://www.cisco.com/web/BR/midsize/business_it_challenges.html http://webinsider.com.br/2006/07/05/a-revenda-e-o-consultor-de-ti-das-pequenas-empresas/