Microsoft traz gerenciamento de desktops para a nuvem

Versão beta do produto está acessível a 1 mil clientes e complementa a oferta da companhia em cloud computing

A Microsoft revelou uma versão beta do Windows Intune, seu novo serviço de gerenciamento de desktops na nuvem, desenhado especificamente para companhias do midmarket que precisam de gerenciamento remoto e segurança de PCs em seus escritórios.

A fabricante coloca no alvo empresas com 25 a 500 PCs e que, geralmente, não possuem equipes estruturadas de TI, ou contam com apenas um ou dois profissionais dedicados. Na visão da Microsoft, isso faz com que organizações do gênero se tornem candidados óbvios para a nova oferta.

“O Windows Intune é uma solução completa de gerenciamento de infraestrutura de desktops, baseada na nuvem, que simplifica o gerenciamento e a segurança dos PCs, não importan onde os usuários estão alocados”, disse Sandrine Skinner, gerente de marketing de produtos do time de Windows Client.

O Windows Intune se aproveita de elementos existentes em uma série de produtos Microsoft: ele usa a mesma ferramenta de atualizações do Windows Update, e utiloizam o mesmo mecanismo antimalware dos produtos Forefront Endpoint e Security Essentials.

Com a nova oferta, a Microsoft complementa o portfólio existentes de serviços de cloud computing.

O Windows Intune também será comercializado dentro do mesmo modelo de subscrição do Business Productivity Online Services (BPOS). A Microsoft ainda não fala sobre licenciamento e preços, mas a ideia é que permite às companhias padronizar todos os seus PCs com o Windows 7 Enterprise, segundo Skinner. “Para empresas que estão avaliando a nuvem, o Windows Intune complementa e reafirma essa estratégia”.

A Microsoft está limitando a versão beta a 1 mil clientes na América do Norte, Porto Rico e México. Se tudo correr bem, o Windows Intune deve ser lançado dentro de um ano, de acordo com o Skinner.

fonte: Microsoft traz gerenciamento de desktops para a nuvem