Microsoft lança servidor para pequenas empresas

Trabalhar em rede se tornou rotina para os colaboradores e viver sem essa tecnologia representa perda de tempo, acarreta falta de competitividade. Mesmo para os pequenos negócios. Com esta demanda, a Microsoft lançou um sistema operacional de servidor, chamado Windows Server 2008 Foundation, compatível em preço e funcionalidade para as pequenas empresas.

Vendido entre R$ 2,3 mil e R$ 4 mil, dependendo do fabricante, o Windows Server 2008 Foundation é uma solução barata ao bolso dos pequenos empresários, que adquirem o servidor com o sistema operacional.

Com foco no varejo, a nova plataforma permite o compartilhamento de arquivos e impressoras, acesso remoto e segurança para até 15 computadores, e inova ao incluir as licenças de acesso por contas de usuário.

O licenciamento é um custo às empresas, e no caso das pequenas, é uma forma de estar com este quesito legalizado, pois é comum a compra de piratas. A utilização de programas piratas é crime e a sanção prevista pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) para quem o utiliza, é a multa em três mil vezes o valor do sistema original.

Além da economia com licenciamento, a simplicidade e familiaridade com o Windows faz com que as organizações deem continuidade a suas operações com mais facilidade. Em uma rede, o sistema operacional é o principal aplicativo para um servidor funcionar e sem ele não é possível usar outros programas ou funcionalidades, como rede local e navegação de internet.