Microsoft acaba com suporte a Windows XP

Um funcionário da Microsoft disse que a empresa não planeja estender a data de aposentadoria do Windows XP para dar mais tempo às empresas que ainda não migraram para a nova versão do Windows – e isso pode ser um problema para quem ainda não começou a transição.

“Não há chance” que a vida do Windows XP seja prolongada além de abril de 2014, afirmou Rich Reynolds, gerente geral para o Windows Commercial.

O sistema operacional completou dez anos na terça-feira (25/10). Muitos de seus recursos, e a reputação geral de estabilidade tornou o XP o OS a durar mais tempo dentro das empresas.

Poucas empresas fizeram a mudança para o Windows Vista e somente agora, dois anos após o lançamento do Windows 7, as empresas estão iniciando sua adoção.

Segundo Reynolds, cerca de 25% de todos os sistemas corporativos implantados atualmente estão agora executando o Windows 7, embora 90% tenham planos de migrar o sistema operacional.

Reynolds disse que está preocupado que as empresas que ainda não iniciaram o Windows 7 possam ter problemas conforme a data de expiração se aproxima.

“Leva cerca de doze a quatorze meses para planejar e aplicar o reparo”.

A Microsoft oferece inúmeras ferramentas para ajudar as empresas a planejarem e executarem a migração do Windows XP para o Windows 7. Seu Springboard Series em seu fórum online Technet, fornece inúmeras fontes para ajudar os gerentes de TI a planejarem a migração. E seu Application Compatibility Toolkit – disponível para download – é uma ferramenta com base no servidor projetada para achar problemas de compatibilidade que possam impedir a atualização.

Reynold disse que poucos empresas planejam migrar diretamente do XP para o Windows 8.

fonte: Microsoft acaba com suporte a Windows XP