Kaspersky Lab revela ameaças brasileiras em 2009

A Kaspersky Lab, empresa voltada a soluções de administração contra ameaças na internet e que protege contra todas as formas de programas maliciosos, incluindo vírus, spyware, hackers e spam, apresenta as principais ameaças da America Latina no último trimestre de 2009, destacando o Brasil com um olhar crítico.

Mais da metade de todos os códigos maliciosos brasileiros durante o último trimestre de 2009 foram detectados pelo método de análise proativa heurística, o que demonstra a efetividade da proteção disponível contra novas ameaças.

Grande parte dos malwares detectados são variantes de ‘HEUR: Trojan.Win32.Generic’, cavalos de tróia do tipo banker, cujo objetivo é interceptar as transações bancárias online de suas vitimas. Logo, uma vez que as credenciais de acesso ao banco caem nas mãos dos delinqüentes, o dinheiro é transferido por diversos meios a diferentes pessoas.

Em contraponto, as variantes da classificação HEUR:Trojan- Downloader.Win32.Generic também são cavalos de tróia, mas do tipo Banloader. Sua missão é descarregar no sistema da vitima um Troyano Banker que se encarregará de interceptar as transações – o primeiro malware bancário a ser instalado no sistema da vítima. E, como não poderia faltar, o worm Kido Worm.Win32.Kido.ih que coloca o Brasil como segundo Pais mais infectado em nível mundial.

fonte: Kaspersky Lab revela ameaças brasileiras em 2009