Kaspersky divulga ranking de softwares maliciosos

A empresa especialista em segurança da internet, Kaspersky, divulgou nesta segunda-feira (12), o primeiro ranking do Top 20 que apresenta a lista os malwares (software malicioso), adwares (programas que automaticamente executam, mostram ou baixam publicidades maliciosas para o computador) e os programas potencialmente indesejados que foram detectados e neutralizados quando acessados pela primeira vez.

O primeiro colocado foi o vírus Kido com mais de 304 mil de computadores infectados. Em segundo lugar foi registrado o Sality com 193 mil infecções seguido do malware de mesma família do Kido com mais de 175 mil computadores atingidos. No quinto lugar, surgiu o Exploit.JS.Agent.bab.

Já o segundo ranking Top 20 inclui os softwares maliciosos detectados nas páginas da web e os números de tentativas de download destes softwares para os computadores das vítimas.

O primeiro lugar foi composto pelo Trojan-Clicker.JS.Iframe.bb enquanto que o Trojan-Downloader.JS.Pegel.b reapareceu na terceira posição. Segundo a empresa, a última vez que o Pegel esteve extremamente ativo foi em fevereiro deste ano, quando seis variantes dessa família fizeram parte da lista dos softwares maliciosos mais propagados na internet.

Para concluir a Kaspersky apresentou também um estudo sobre os principais países que estão lançando maior quantidade de infecções provenientes da web, no qual, apontou que a China seguida da Russia registra respectivamente 21,3% e 14,7% de infecções vindas da internet. A índia e os EUA seguem em terceiro e quarto lugar.

Fonte: Kaspersky divulga ranking de softwares maliciosos