Identifique os sinais de recuperação da economia

Para saber se a crise já se foi gestores devem estar atentos ao valor das ações da empresa, à porcentagem de mercado que a companhia possui em relação ao segundo semestre de 2008 e à variação da receita corporativa

Desde outubro de 2008, os CIOs foram obrigados a passar grande parte do tempo respondendo às pressões geradas pela reviravolta da economia. Com isso, muitos projetos de TI foram adiados e cancelados, equipes foram reduzidas e os serviços prestados passaram por reformulações, com o objetivo de ganharem agilidade, com menos recursos.

Desde o segundo trimestre deste ano, no entanto, algumas boas notícias surgiram e o mercado ensaiou seus primeiros passos rumo à recuperação. De olho nesse cenário, o consultor de TI e diretor-executivo da comunidade global de CIOs “Center for CIO Leadership”, Harvey Koeppel, dá dicas de como os gestores de tecnologia devem proceder para não perder os primeiros sinais de que as oportunidades estão de volta.

De acordo com Koeppel, o primeiro passo dos CIOs deve ser alinhar, mesmo que por meio de conversas informais, a estratégia do departamento de tecnologia aos planos do CFO e do CEO. Além disso, o especialista destaca alguns índices internos refletem os sinais da economia e devem ser observados na ocasião atual. São eles: o valor das ações da empresa, à porcentagem de mercado que a companhia possui em relação ao segundo semestre de 2008 e à variação da receita.

No caso do ambiente externo, os gestores de TI devem estar atentos aos seguintes indícios de que as finanças mundiais estão em aquecimento: fusões e aquisições de players do mesmo setor no qual atuam e preços das ações dos fornecedores de tecnologia – estes valores refletem o poder de compra dos usuários corporativos, que, por sua vez, são um termômetro para medir a saúde das companhias.

No que tange aos próprios projetos do departamento de tecnologia, Keoppel defende que os CIOs apostem na simplificação de infraestrutura, por meio de virtualização e revisão de processos.

fonte: Identifique os sinais de recuperação da economia