Hábitos simples são capazes de acalmar o mais furioso profissional de TI

Hábitos simples são capazes de acalmar o mais furioso profissional de TI

Em tempos como o atual, ouvimos todos os dias o quão ruim está a economia global ou pessoas questionando se a crise levará muito tempo para ser superada – se é que será – e reclamando do ambiente ruim de trabalho. Esse clima ruim afeta mesmo aqueles que não sentiram os efeitos negativos da instabilidade financeira e, por conta disso, é comum lidarmos diariamente com pessoas cada vez mais estressadas.

Aparentemente elas de fato não têm motivo para tal. Mas um artigo publicado na TechRepublic explica que, mesmo que não enfrente dificuldades, a pessoa exposta às constantes queixas de terceiros acaba estressada como se tivesse uma série delas. Segundo o artigo, o efeito pode ser comparado àquele que a chamada “junk food” faz no organismo até mesmo das pessoas mais saudáveis.

Para tentar ajudar os profissionais de TI estressadinhos, a publicação ouviu o especialista John McKee, da BusinessSuccessCoach.net, que deu algumas dicas. Confira:

Respire fundo – médicos, técnicos esportivos e terapeutas afirmam que uma respiração profunda feita conscientemente pode fazer muitíssimo bem. Além de “limpar a sua mente”, ela evita dores de cabeça, reduz a pressão sanguínea e lhe deixa menos nervoso. Parece simples, mas a maioria das pessoas não faz isso, menos ainda em situações difíceis.

Um bom sono é fundamental – sem ele, você se tornará muito mais emocional e menos racional. Consequentemente, produzirá menos e passará o dia com preguiça. Os motivos para a insônia vão desde o colchão ruim até o stress. É crucial entender que a qualidade do sono é o que interessa, e não o tempo que você passa sobre a cama.

Alimente-se adequadamente – o quanto e como come pode ter impacto direto em sua capacidade de trabalhar com o máximo de eficiência. Todos sabemos que o sobrepeso pode levar a problemas de saúde, stress e afetar os hábitos de sono. Além disso, a auto-confiança de um indivíduo pode ir ladeira abaixo caso ela comece a ter constantes pensamentos negativos sobre aquilo que fazem ou deixam de fazer consigo. Da mesma forma, pessoas abaixo do peso podem ser negativas.

Ajude as pessoas – você pode se sentir realmente muito bem ao ajudar o outro. Há pessoas em situações piores do que a sua, e você pode prestar seus serviços voluntários para ajudá-las. Não é necessário começar com o auxílio a uma família pobre. Vale ajudar aquela prima encalhada ou o seu vizinho com dificuldades em matemática. Essa ação lhe ajudará a ganhar auto-confiança e normalmente reflete positivamente no seu desempenho no trabalho.

Expresse gratidão – pesquisas revelam que o fato de ser grato por aquilo que você tem é uma das principais causas da felicidade e do maior sucesso. É isso mesmo, os mais gratos são aqueles que melhor aproveitam seus sucessos profissional, pessoal e financeiro.

fonte: Hábitos simples são capazes de acalmar o mais furioso profissional de TI.