Google “sente terrivelmente” por falha no Gmail

Erro de acesso a contas do correio eletrônico e Google Apps afetou milhões de usuários no mundo, na tarde de terça-feira, incluindo Brasil

O Google pediu desculpas aos usuários do Gmail por conta de uma prolongada falha no serviço de correio eletrônico. A pane bloqueou o acesso a milhões de consumidores e contas corporativas na tarde desta terça-feira (01/09).

Ontem, a companhia afirmou que ainda estava identificando a causa do problema. “Sentimos terrivelmente pelo incoveniente e faremos o Gmail voltar ao ar assim que possível”, disse o Google em um post de blog.

Por volta de 1P.M. PST (fuso horário na sede do Google, em Mountain View, Califórnia) – no Brasil, cerca de 17h -, milhões de usuários começaram a receber mensagens de erro ao tentarem acessar as contas de Gmail e Google Apps.

A pane também afetou sistemas internos da companhia. “Sabemos que muitos de vocês estão tendo dificuldades em acesso o Gmail neste momento – nós também, e definitivamente sentimos a sua dor”. O Google também afirmou que “Por causa do impacto do problema em muitos de vocês, queremos que saibam que já estamos trabalhando nisso e esperamos ter mais informações para compartilhar aqui rapidamente”.

Ainda assim, usuários do Gmail utilizaram o Twitter e outros sites de blog para expressar suas frustrações quanto ao problema. Mais tarde, um update no Google Apps alertou os usuários de que alguns serviços já tinham sido restaurados, e que a resolução completa do problema estaria a caminho.

Essa não é a primeira vez que o Gmail sofreu de inatividade. Milhões de usuários na Europa, Ásia e Estados Unidos tiveram o acesso negado a suas contas de e-mail em fevereiro deste ano, por conta de uma pane.

Em maio, a gigante de buscar sofreu ainda um blackout global que cortou o acesso de milhões de usuários ao mecanismo de busca e a contas de e-mail, bem como outros serviços online.

fonte: Google “sente terrivelmente” por falha no Gmail