Especialista alerta que retomada da economia vai exigir agilidade da TI

Especialista alerta que retomada da economia vai exigir agilidade da TI

De acordo o CIO, vai precisar de mais autonomia na hora de priorizar os projetos e o uso do orçamento destinado à tecnologia se quiser atender ao aumento da demanda das áreas de negócio.

Com base na previsão de uma avalanche de demandas das áreas de negócios no período de recuperação econômica pós-crise, a área de tecnologia da informação vai ser pressionada a ter mais agilidade de resposta.

o CIO analisa que só a partir de 2010 os líderes de TI devem priorizar os projetos em longo prazo. Enquanto isso, até o final deste ano, vão ter de focar em ações imediatas, que ajudem na retomada das operações, com o intuito de permitir que os negócios recuperem o fôlego perdido com a crise.

“É importante conhecer os limites de atuação para não assumir responsabilidades que não poderão ser cumpridas”. Além disso, o especialista destaca que o o líder de TI – juntamente com o alto comando da empresa – deve exigir a criação de uma nova dinâmica, na qual ele tenha mais autonomia para definir as prioridade dos projetos e o uso do orçamento de tecnologia. Só assim, segundo o especialista, será possível responder às demandas na velocidade exigida pelas áreas de negócio.

Quanto às tendências de investimento,o CIO aponta para um incremento dos projetos baseados em computação em nuvem (modelo de entrega de soluções e sistemas hospedados em fornecedores terceiros) e SaaS (software como serviço). Além disso, ele considera que os CIOs serão obrigados a contratar mais arquitetos de sistemas. “As áreas de TI precisarão contar com profissionais especializados na integração de produtos e de serviços para que funcionem da maneira mais produtiva e tenham modelo factível de gerenciamento”, conclui o especialista.

fonte: Especialista alerta que retomada da economia vai exigir agilidade da TI