Empresas são alvo de 50 ciberataques por semana

Todas as regiões citam o uso de dispositivos móveis como a maior preocupação

Relatório divulgado pela Check Point Software Technologies mostra que as empresas brasileiras registram uma média de 47 novas tentativas de ciberataque por semana, e os incidentes bem sucedidos geram um custo de US$ 106.904, em média.

Ao classificar as atividades de funcionários que representam os maiores riscos, todas as regiões citaram o uso de dispositivos móveis como a maior preocupação, seguido por dispositivos de mídia removível, como pendrives e redes sociais. Segundo o estudo, empresas que passaram por ataques direcionados no mundo detectaram que a motivação de 52% dos hackers foi fraude financeira, seguida da intenção de interromper as operações da empresa, 42%, e o roubo de dados de clientes, 35%.

Realidade

Ainda segundo pesquisa da Check Point Software Technologies de 2012, menos da metade das empresas brasileiras (40%) estão aptas a combater os botnets e as ameaças avançadas em ambientes de TI e apenas 41% mantém programas de conscientização e treinamento atualizados para evitar ataques direcionados.

O crescimento das organizações, a inserção em novos mercados e aquisição de outras empresas são alguns dos pontos que dificultam a criação de uma cultura comum de segurança dentro da empresa, considerando as vulnerabilidades das novas tecnologias e a necessidade de monitoramento dos parques de tecnologia corporativos. Além disso, o surgimento de novos tipos de negócios cria a necessidade de novas regulamentações e práticas inovadoras, o que resulta em concorrência forte e reforça a preocupação com espionagem industrial e investimentos em retenção de talentos.

 

fonte:Empresas são alvo de 50 ciberataques por semana