Ecologia tecnológica

Não há necessidade de grandes esforços ou sacrifícios. Todos podem escolher atividades que facilmente cabem em seus estilos de vida para ajudar na preservação do meio ambiente. Dessa forma, as atitudes se tornam mais eficientes.

Com isso em mente, elaboramos algumas dicas para se tornar verde no trabalho e ainda convencer alguns colegas a seguir o mesmo caminho.

Pense duas vezes antes de clicar em “Imprimir”

A não ser que você precise de provas físicas de um documento por motivos legais ou financeiros, a maior parte dos emails e arquivos pode continuar eletrônica. Se você imprimir algo que não precisa, considere a possibilidade de usar o verso do papel para imprimir outros documentos. Isso não apenas gera economia de dinheiro como é tão sustentável quanto a reciclagem.

Compra e entrega inteligente

Preservar o meio ambiente não significa que você precise esquecer conveniências modernas como comprar pela internet ou receber ou fazer entregas de um dia para o outro. Quando fizer compras online, tente certralizar o máximo de itens por vez. E quando estiver enviando um pacote, coloque o máximo número de itens em uma única caixa (ou use uma caixa menor do que você normalmente usa).

Caixas recicláveis, embalagens de papel ou plástico bolha estão disponíveis na maior parte dos hipermercados. Se você tiver embalagens que não pode reutilizar, encontre um ponto de reciclagem perto da sua casa.

Seja um exemplo

O que significa fazer a sua parte mesmo que outros ou a sua chefia não estejam ainda no mesmo barco. Você pode começar simplesmente levando para o seu local de trabalho sua xícara, seu copo ou garrafa de água, pratos e talheres em vez de utilizar as opções de plástico que geralmente estão à disposição.

Também pode apagar as luzes do ambiente que estiver deixando, se ninguém mais for usar. Se funciona em sua casa, por que não em seu escritório?

Locomova-se menos

Muitas empresas estão contratando mais funcionários remotos e, com as atuais possibilidades tecnológicas, está mais fácil do que nunca trabalhar de qualquer lugar e ainda assim se sentir parte do time. Softwares de acesso remoto como os da LogMeIn permitem aos usuários controlar seus computadores de trabalho como se estivessem sentados à mesa do escritório. Podem transferir arquivos, usar aplicativos e resolver problemas. Se locomover menos preserva o meio ambiente, o consumo de gasolina e dinheiro.

fonte: Ecologia tecnológica.