Dica de Segurança: Cartilha de Segurança para Internet

A principal arma dos bandidos que agem no mundo virtual é, certamente, a desinformação dos usuários de Internet no Brasil e no mundo. É incrível como as pessoas perdem mais tempo hoje em dia navegando pelo Orkut e batendo papo pelo MSN do que procurando informações úteis sobre a própria Internet e/ou como se livrar das pragas virtuais que estão à solta pela grande rede.

Se os usuários de Internet se dessem ao trabalho de pesquisar sobre algo útil como segurança na Internet pelomenos 10% do tempo que passam online, o quadro referente à crimes de informática hoje seria bastante diferente.

Foi pensando nisso que  CERT.BR, um braço do CGI.BR (Comitê Gestor da Internet no Brasil) lançou há algum tempo a Cartilha de Segurança para Internet. Uma cartilha bastante explicativa e que contém várias informações muito interessantes voltada principalmente para o público leigo que está à procura de informações para entender melhor o funcionamento da grande rede e também como se proteger de suas vulnerabilidades.

Para ter acesso à todo o conteúdo da cartilha você poderá efetuar o download através do site oficial ou, se preferir, ler a cartilha online através de qualquer navegador de Internet.

A cartilha foi dividida em tópicos onde a pesquisa por itens específicos fica bastante facilitada, além, é claro, de a linguagem utilizada na cartilha ser bastante didática e de fácil entendimento até pelas pessoas que não possuem nenhum conhecimento da linguagem técnica utilizada pelos técnicos de informática. Além do mais, ao final da cartilha é possível encontrar um glossário com os principais termos utilizados na cartilha, o que facilita em muito o entendimento de todo o conteúdo da mesma.

Se você tem preguiça de ler, pode ser um bom começo assistir os vídeos educativos sobre Internet lançados pelo Antispam.BR que também possuem bastante informações em um formato bastante agradável para que qualquer um possa entender melhor como funciona a Internet e como se proteger de seus perigos.