Corporações devem ampliar capacidade de storage em 93%, até 2013

Levantamento realizado pela IDC constatou que entre as grandes corporações, 58% delas gastam hoje mais de US$ 100 mil dólares com armazenamento.

Estudo conduzido pela divisão de publicações corporativas do grupo IDG (International Data Group) constatou que as empresas possuem 28% de capacidade armazenamento ociosa. Apesar disso, o mesmo universo de empresas planeja ampliar, em média, 34% da estrutura de storage em 2011, 58% nos próximos três anos e 93% até 2015.

A pesquisa, que ouviu mais de 1,1 mil gestores de TI, separou os respondentes em dois grupos: os que estão em empresas com mil funcionários ou mais e os que trabalham em companhias com menos de mil colaboradores. Com isso, constatou-se que 58% das companhias do primeiro grupo (grandes) gastam mais de 100 mil dólares com armazenamento, enquanto a média para as demais fica abaixo desse patamar de investimento.

A pesquisa constatou também que 23% do orçamento anual na área de armazenamento vai para custos operacionais de manutenção. Considerando somente as empresas com mais de mil funcionários, essa média sobe para 29%. Nas que têm número menor de trabalhadores, os gastos médios abrangem 19% dos aportes.

Quanto aos desafios na infraestrutura de armazenamento, 28% dos líderes disseram se preocupar com a complexidade de infraestrutura. Nessa lista, também há cuidados com segurança (27%), treinamento ou habilidades inadequadas (25%), dificuldade de comprovar o retorno sobre o investimento (21%) e a decisão sobre quais áreas do storage devem ser virtualizadas (21%).

Em relação a cloud computing (computação em nuvem), de todo o universo de pesquisados, somente 14% responderam que suas companhias estão em projeto-piloto ou em implementação de tecnologias de armazenamento baseadas em nuvem pública. Outras 42% das empresas, por sua vez, apontam que nem cogitam esse tipo de oferta.

Já em relação às nuvens privadas, de acordo com o levantamento, 23% dos entrevistados afirmaram que suas empresas já criaram políticas específicas para armazenamento de informações em cloud.

A pesquisa indicou uma outra tendência importante: 88% das empresas com mil funcionários ou mais e 73% das que têm menos de mil funcionários planejam ou estão em processo de implementar monitoramento das taxas de uso do espaço de armazenamento. Além disso, 65% pretendem consolidar os sistemas de storage ainda no próximo ano.

Fonte: Corporações devem ampliar capacidade de storage em 93%, até 2013