Com Riverbed, fabricante de eletrodomésticos da Polônia faz backup 98% mais rápido sem aumentar largura de banda

A Riverbed anuncia que a Amica Wronki implantou os produtos Riverbed Steelhead e Steelhead Mobile e conseguiu, assim, migrar com sucesso seus principais aplicativos e backups de dados para data centers. Com isso, a empresa melhorou a colaboração dos funcionários e aumentou a produtividade sem ter de investir num caro upgrade com largura de banda, o que reduziu, ainda, os custos operacionais.

A Amica Wronki é um fabricante de aparelhos domésticos, incluindo geladeiras e máquinas de lavar. Com mais de um milhão de produtos produzidos por ano, a Amica se tornou uma das marcas mais conhecidas na Polônia. A empresa emprega mais de 2.000 pessoas em 13 escritórios ao redor do mundo, vendendo seus produtos em mais de 40 países. A Amica depende de sistemas locais de ERP, SAP, Microsoft Exchange e SharePoint para permitir a colaboração dos funcionários em suas operações.

Para diminuir custos e aumentar a segurança de seus processos, a Amica quis que seus usuários migrassem de um sistema baseado em ERP em cada filial para uma aplicação SAP hospedada centralmente. Mas acessar arquivos e dados em uma rede de longa distância (WAN) demorava muito, causando frustração dos colaboradores. Para superar o problema de lento acesso ao aplicativo, a empresa acreditava que precisaria fazer upgrade de largura de banda ou instalar servidores adicionais. Mas ambas as opções envolviam alto custo e complexidade operacional.

A Amica também planejava diminuir o intervalo entre os backups, assim como centralizar o armazenamento desses dados. Sem recursos de TI disponíveis nas unidades, a prestadora de suporte de TI da empresa, Inteco Business Solutions SP, baseada na matriz da Amica, dependia dos funcionários das outras unidades para o backup de dados. Com isso, o processo se tornava caro e lento, resultando em backups que demoravam até oito horas.

Confrontados com os dois desafios, a Amica decidiu procurar uma solução de otimização WAN. Após o testar produtos de vários fornecedores, ela escolheu a Riverbed. Jerzy Zielinski, diretor do departamento de tecnologia da informação da Inteco Business Solutions, explica: “Nós encontramos a solução Riverbed que é a mais eficiente e, de longe, demonstra o melhor desempenho para otimização de aplicativos através da WAN. Foi também muito simples de implementar”.

Desde a instalação dos Steelhead Appliances em três data centers na Polônia e também em três filiais, bem como a implantação Steelhead Mobile para trabalhadores remotos, a Amica sentiu uma melhora na redução do tempo necessário para baixar arquivos, que passou a ser quatro vezes menor, permitindo que a empresa retiresse os sistemas locais de ERP dos escritórios filiais. O tempo necessário para fazer backup de dados foi reduzido em 98% – antes levava mais de oito horas e agora é feito em apenas alguns minutos. A empresa também conseguiu eliminar a necessidade de ter dois servidores locais e dois dispositivos de armazenamento de dados das filiais.

Houve também outros benefícios. “Usamos o SharePoint para colaboração de arquivos”, explica Zielinski. “Sem os Riverbed Steelhead appliances, acessar arquivos SharePoint na intranet tomaria muito tempo e seria extremamente frustrante. Em contraste, os trabalhadores em nossos escritórios que tem o Riverbed implantado agora podem acessar aplicativos essenciais para os negócios em apenas alguns segundos.”

Os usuários remotos ganharam acesso a arquivos e aplicativos distantes como se estivessem na rede local, e a companhia percebeu um aumento na produtividade. A solução da Riverbed permitiu à Amica levar os aplicativos de negócios e backups para sua infraestrutura de TI centralizada, resultando em maior segurança dos dados críticos.

Fonte: Com Riverbed, fabricante de eletrodomésticos da Polônia faz backup 98% mais rápido sem aumentar largura de banda