Claro também entra no 3G+

A operadora Claro anunciou nessa quinta-feira, 15, que já capacitou toda a sua rede para o 3G+

A operadora Claro anunciou nessa quinta-feira, 15, que já capacitou toda a sua rede para o 3G+, termo para denominar de forma mais simples a tecnologia HSPA+ (High Speed Packet Access).

A tecnologia permite atingir velocidades de navegação até três vezes superior a obtida atualmente.

Na prática, é considerada um meio termo entre o 3G e o 4G.

Segundo a operadora, todos os clientes 3G da operadora que possuem aparelho compatível passam, automaticamente, a utilizar a rede 3G+ sem nenhum custo adicional.

O recurso está disponível em mais de 700 municípios.

“Temos a maior cobertura nacional 3G+. Nossos clientes poderão acessar a internet a uma velocidade média inicial de até 3 Mbps sem ter que pagar promocionalmente nada mais”, promete Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado da Claro.

A adaptação para a tecnologia 3G+ exigiu a atualização de software e hardware na rede da empresa.

Conforme a operadora, a cobertura 3G+ estará disponível também para os clientes que optarem pela oferta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Até 2012, serão investidos mais de R$ 3,5 bilhões em ações de melhoria.

Juntas, todas as empresas do grupo América Móvil – Claro, Embratel e Net – farão R$ 10 bilhões em investimentos na ampliação de rede e na conquista de novos mercados.

Na Claro, o volume de dados aumentou mais de 40% em comparação a 2010. Por isto, além do investimento no 3G+, a operadora está focando fortemente em infraestrutura, construindo uma rede de acesso totalmente IP, com mais de 8.500 roteadores e fibra ótica como meio de transporte prioritário.

Além da Claro, a Vivo já anunciou a disponibilidade da tecnologia 3G+ aos clientes. A Oi também já comunicou que está preparando a infraestrutura da rede para suportar o padrão.

Em setembro, a TIM prometeu a tecnologia para São Paulo até dezembro.

 

fonte:Claro também entra no 3G+