CGU – Observatório da Despesa Pública recebe prêmio TI & Governo 2009

O Observatório da Despesa Pública (ODP), projeto de tecnologia aplicada da Controladoria-Geral da União (CGU), foi contemplado com o prêmio TI & Governo 2009.

O Prêmio foi concedido pela Plano Editorial, empresa responsável por várias publicações voltadas para a tecnologia da informação (TI), como a Informática Hoje e a newsletter TI & Governo. A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira (15), em São Paulo, e contou com a presença do secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI), Marcelo Stopanovski.

O prêmio TI & Governo é entregue anualmente aos 20 projetos mais inovadores em governo eletrônico de empresas públicas federais, estaduais ou municipais. Mais de 100 projetos foram inscritos neste ano. A seleção considerou critérios como caráter inovador, impacto na administração pública, relevância social e transparência.

Premiado na categoria “e-democracia”, o ODP contribui para a melhoria da gestão dos recursos públicos e para o combate à corrupção. Criado pela CGU em dezembro de 2008, o Observatório da Despesa Pública aplica metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação, para análise e acompanhamento dos gastos públicos, sendo capaz de identificar situações que possam constituir irregularidades, a fim de evitar que elas ocorram.

Com a premiação, o ODP será incluído no Anuário TI & Governo 2009, um catálogo de divulgação dos vencedores. O Observatório já havia sido premiado no último mês de junho como o “melhor projeto de informática pública” do ano, na 12ª edição do Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública.

fonte: CGU – Observatório da Despesa Pública recebe prêmio TI & Governo 2009