Bases de dados seguras: uma necessidade inevitável

A cada dia aumenta a necessidade de se implantar sistemas de proteção e execução. À medida que as plataformas de TI tornam-se mais complexas, os usuários buscam a melhor forma de garantir a segurança com o uso das melhores ferramentas para controles de acesso restrito.


Com isso, as empresas passam a cumprir com rigor a política de privacidade e, por outro lado, com o aumento das exigências legais e regulatórias e as ameaças de invasão, devem tomar iniciativas sérias para a preservação de suas informações de negócio.

Os especialistas em segurança de informática alertam com frequência sobre as deficiências na proteção dos dados em muitas companhias. Para que a estrutura da informação corporativa seja preservada, um requisito indispensável é garantir a segurança dos dados confidenciais. As empresas e as organizações governamentais precisam cuidar da gestão dos seus negócios com a certeza de que sua base de dados está completamente protegida contra intrusos e violações.

Há mais de três décadas, as grandes companhias mundiais organizaram uma arquitetura a partir dos bancos de dados de sua administração. Desde então, empresas de software passaram a oferecer a tecnologia mais avançada para proteger as informações. O que difere uma ou outra tecnologia ou produto de segurança de dados confidenciais é sua capacidade de inovação conforme as necessidades de cada empresa, em qualquer parte do mundo.

Entre os outros desafios que envolvem a proteção e a segurança de dados estão a encriptografia, controle de acesso e classificação. Recursos mais sofisticados dos sistemas promovem auditorias preventivas e proativas, focadas no rastreamento de dados e eventos.

Assim, é possível identificar riscos e eliminar conflitos entre execução e supervisão – como administradores de bancos de dados independentes de auditores e usuários finais. Outra vantagem obtida nos sistemas projetados com base nessas premissas é a confiança entre as diferentes áreas funcionais do uso da informação em todo seu ciclo de vida, o qual se complementa com as implementações seguras e visualização autorizada de dados.

Softwares de segurança que contam com recursos de última geração reduzem o risco de ameaças internas e contribuem para o cumprimento de regulamentações como, por exemplo, SOX e requerimentos de PCI – prioridades fundamentais para muitas empresas. Eles também ajudam a proteger de maneira transparente contra a violação dos dados e a assegurar o cumprimento das normas institucionais sem modificações nos aplicativos existentes.

Os sistemas que mais se destacam são os que permitem consolidar várias bases de dados e executar cargas de trabalho mescladas em um ambiente escalável e de grande rendimento. Vantagens apontadas por especialistas do setor envolvem ainda acessibilidade dos custos e maior proteção das informações-chave, sem modificar os aplicativos, satisfazendo os requisitos de execução. Esse realmente pode ser o caminho mais seguro: o uso de uma plataforma que agilize os processos de negócios, traga redução de custos e otimize a capacidade de resposta

fonte: Bases de dados seguras: uma necessidade inevitável