Backup: saiba quais são os melhores e piores caminhos a seguir

Em entrevista à InformationWeek Brasil, durante o Symantec CIO Engage 2012, Amit Walia, vice-presidente de produtos da Symantec, lista quatro caminhos errados seguidos pelas companhias quando se trata de backup e, em seguida, apresenta cinco dicas de sucesso. Veja:

4 erros cometidos:

  1. Falta de deduplicação: “Muitas companhias têm muitos dados e não tem deduplicação; 70% das empresas têm dados duplicados. Então, o que é preciso saber é que depois da deduplicação você só precisa fazer backup de apenas 30%”.
  2. Falta de política própria: “Quase 90% das companhias não têm política de retenção. Não sabem que tipo de dados vão precisar ou não de acesso, de ser ou não deduplicados”.
  3. Visão individual: “Independente do que você tem (virtual, físico, snapshot…) é preciso criar uma estratégica onde seja possível ver o todo. As empresas, na verdade, estão olhando para as diferentes partes, mas usam tecnologias ou infraestruturas individuais, isso é um erro”.
  4. Falta de segmentação: “As companhias não têm segmentado que tipo de dados deve ser feito backup ou archiving ou, ainda, ir para a nuvem. Elas (empresas) precisam saber quais dados é melhor para fazer backup ou mandar para nuvem. Elas têm todas as soluções para isso, mas não sabem quais usar no momento exato. Tem que pensar na estratégia antes de decidir o que fazer”.

Após apontar os quatro erros mais cometidos pelas companhias, Walia lista cinco dicas de sucesso:

  1. Controle sempre suas informações deduplicando os dados
  2. Use uma plataforma “end-to-end” para todos os ambientes (virtual, físico, snapshot e backup)
  3. Use uma plataforma que lhe permita escolher entre software, cloud computing e appliances
  4. Tenha uma estratégia própria de gerenciamento de informação para backup , archiving e políticas de retenção bem definidas
  5. Mantenha o backup simples: “Com essas iniciativas as empresas podem gerenciar informações, reduzir custos e simplificar processos”, garante Amit Walia.

 

fonte:Backup: saiba quais são os melhores e piores caminhos a seguir