Apenas 4G não suportará tráfego de dados, diz estudo

Operadoras devem investir em small cells e Wi-FI.

Uma pesquisa realizada pela Rethink Technology Researc, a pedido da Amdocs, revela que o 4G/LTE domina as discussões sobre o planejamento das redes, pois para operadoras apenas a tecnologia não suportará o aumento de dados, e esse é um dos principais desafios para responder o aumento dessa demanda nos próximos cinco anos.

O estudo contou com 65 operadoras de serviços móveis e convergidos em todo o mundo, inclusive do Brasil e informou que as prestadoras de serviços planejam implementar small cells e aumentar a capacidade de rede, para responder ao aumento de tráfego do 3G e cumprir as promessas feitas em relação ao 4G. Até 2017, 59% dessas operadoras deverão implementar 10 vezes mais small cells do que em 2011, mas 47% dos planejadores de redes informam que a falta de recursos é o maior desafio enfrentado hoje e isso causa atraso no lançamento de produtos e serviços.

“As operadoras estão enfrentando uma tempestade de dados com o aumento estimado para os próximos cinco anos e a tecnologia 4G não resolverá esse problema sozinha, já que a maioria dos dispositivos continuará operando com 3G”, afirma Caroline Gabriel, diretora de pesquisa da Rethink Technology Research e acrescenta. “A solução está nas small cells, que podem aumentar a capacidade e a cobertura em locais fixos”, a diretora alerta que as operadoras precisam resolver o impasse da disponibilidade de ferramentas, para que o planejamento seja realizado de forma adequada. “Incluir milhões de novas células é um gargalo no planejamento da rede e as operadoras agora precisam encontrar ferramentas de mais inteligentes para acelerar este processo”.

As prestadoras de serviços ressaltam que é preciso aumentar a capacidade de lidar com dados móveis e 94% planejam um crescimento 20 vezes maior até 2017. Para isso, a saída encontrada por 50% das empresas é investir de 10% e 20% na compra de equipamentos nos próximos anos.

Wi-Fi pode ser uma das saídas

Espera-se que a transmissão de dados móveis por redes Wi-Fi ajude operadoras a lidar com o tráfego de dados.

Para 88% das operadoras, a oferta de serviços de rede sem fio será parte dos serviços móveis até 2016 e 22% afirmam que o serviço será integrado a pelo menos metade de suas estações móveis até o final de 2017 – o que pode reduzir o tráfego de dados nas redes 3G e LTE.

 

fonte:Apenas 4G não suportará tráfego de dados, diz estudo