Aceleração de WAN e seus benefícios

O usuário tem visibilidade, aceleração de cargas, balanceamento e até aceleração do site para usuários externos

Sua empresa decide investir na mudança de infraestrutura, contratando serviços de Cloud para adquirir valor agregado à produtividade. Mas e se a rede não possui a capacidade adequada para utilizar as aplicações necessárias no negócio, um caminho é procurar links mais robustos, o que significa mais gastos e, não necessariamente, garantias. Mas uma alternativa para evitar isso pode ser a aceleração de WAN, tecnologia que permite otimizar a conexão para companhias sem a necessidade de upgrades.

Para garantir a entrega do alto desempenho nas soluções conectadas como virtualização, Cloud e recuperação de desastres, empresas como a Riverbed disponibilizam a aceleração, compressão e visibilidade das aplicações para uma arquitetura de TI dinâmica, flexível e rápida para atender às necessidades das organizações. A multinacional, que possui escritório brasileiro (em São Paulo) desde 2008, afirma ser a criadora dessa tecnologia e, portanto, pioneira na área.

Considerando-se que no Brasil o custo de links dedicados ou upgrades é proibitivo e, muitas vezes, sem a qualidade desejada, não é de se estranhar que a técnica esteja se tornando mais popular, embora seja considerada relativamente nova. De acordo com Leonel Oliveira, gerente-geral da Riverbed do Brasil, a presença da companhia tem visto “muita adoção”. “O usuário tem visibilidade, aceleração de cargas, balanceamento e até aceleração do site para usuários externos”, declara. Como público-alvo, empresas multinacionais com filais em território nacional, mas que utilizam a rede e infraestrutura estrangeiras.

Oliveira acredita que a tecnologia de aceleração de WAN não é simplesmente uma alternativa para deixar aplicações leves mais responsivas, mas também proporcionar uma rede robusta para tarefas pesadas. Como exemplo, ele cita a produção de filmes da Disney, que é realizada nos Estados Unidos, Austrália e Europa simultaneamente, com troca de arquivos enormes via web.

O grupo AGCO foi um dos que utilizaram as soluções Riverbed, adotadas no meio de uma situação delicada: migração de plataforma ERP. “O real benefício não foi só na economia no upgrade de links, mas no fato de terem podido centralizar as aplicações em um só lugar, ganhando segurança do gerenciamento de dados e mantendo a mesma qualidade de serviços remotos”, garante o gerente-geral, afirmando que o retorno de investimento veio em dez meses. Outros dos casos citados foi o Bancob, que atende cooperativas, e o Citigroup, que realizou uma transferência de backups de sites via aceleração.

Mas ainda há desconhecimento sobre a tecnologia, o que obriga a Riverbed a realizar um trabalho de “evangelização”, além de investimento e aquisições. Em maio foi anunciada a parceria com a Rede Akamai, que conta com servidores espalhados pelo mundo inteiro e é responsável por cerca de um terço do volume de dados global.

Já para fortalecer o portfólio de ferramentas, a companhia adquiriu recentemente duas empresas para soluções na nuvem, a Zeus Technologies e a Optimation. Mas o importante mesmo é trazer melhoria para funcionários, independente de serem do setor de TI ou qualquer outro. “A pessoa chega para nós e fala: ‘eu não sei o que você fez na nossa rede, mas é muito bom para a minha atividade’. Isso significa maior produtividade e o retorno de investimento se justifica muito rápido”, garante o executivo.

fonte: Aceleração de WAN e seus benefícios