25% das empresas no Brasil utilizam acesso remoto

A pesquisa do CETIC.br aponta ainda que existe uma tendência de crescimento no número de celulares corporativos, presentes em 65% das companhias locais

Nos últimos três anos, houve um aumento de dez pontos porcentuais no volume de empresas no Brasil que permitem o acesso remoto aos sistemas corporativos. Atualmente, 25% das organizações instaladas no País utilizam esse tipo de recurso. 

Os dados fazem parte da 5ª Pesquisa Sobre uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Empresas 2009), realizado pelo Centro de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br). O levantamento foi realizado a partir de análises de 3.700 empresas, com dez ou mais funcionários, em todo o território nacional.

Outro dado a se destacar no estudo é que a adoção dos celulares corporativos está em expansão. De acordo com o levantamento, 65% das companhias localizadas em território nacional utilizam esse recurso. A pesquisa também aponta que a conexão à internet por celular ou modem 3G cresceu 4% em 2006 para 10% em 2009.

Fonte: 25% das empresas no Brasil utilizam acesso remoto